domingo, 3 de abril de 2011

Não deixe o seu cachorrinho sofrer com o verme do coração

Muito conhecido em cidades litorâneas, o  verme Dirofilaria immitis é transmitido aos cachorros  através da picada de mosquitos que estão  infectados. Também conhecido como verme do  coração, esse parasita ao invés de escolher o  intestino para se alojar, fica no coração.
    Além de ser comum em cidades de praia, pode  aparecer em outras regiões que têm bastante  incidência de mosquitos. A transmissão é feita para  o cachorro através da picada do mosquito infectado  e a doença é passada para o mosquito quando ele  pica um cão que já esteja doente.
     Esse verme pode atingir até 35 cm de  comprimento. O verme dirofilária impede o  bombeamento do sangue e provoca a dilatação das  artérias do pulmão e do coração. Com essa  obstrução, o coração precisa se esforçar mais.  Como  conseqüência, o animal sente cansaço,  desanimo, perda de peso, tosse e problemas de  respiração.
    O animal pode ficar anos com o verme e não  apresentar sintomas. O tratamento é considerado  bastante complicado, pois precisa eliminar esse  verme que está alojado no coração. Porém, o ideal  é  fazer a prevenção. Existem alguns medicamentos  que podem matar pequenas larvas.
    Para cães que moram em regiões litorâneas, o tratamento deve ser feito mensalmente através de remédios dados por via oral. Animais que são levados freqüentemente para o litoral ou para regiões com alta incidência de mosquitos também precisam tomar esses remédios para a prevenção.

                                        

Um comentário:

  1. Aqui eu tomo todo mês!!! É sagrado, mamis nunca deixa de dar o remedinho.... tem de várias marcas hoje em dia....
    Muito bem lembrado esse post!!
    Beijinho
    Scu

    ResponderExcluir